segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Novos testes... agora visíveis

Pesoal, resolvi dar uma pausa nos testes cegos e dividir com vocês uns experimentos que venho fazendo nas (raras) horas vagas.

Desde o último teste tentei "amaciar" o som da GT tendo como base, a princípio, o som da X3L. Obviamente foi uma decisão arbitrária, visto que vários testes, meus e do Masc, por exemplo apontaram para preferências da GT à despeito da POD nas gravações...

De qualquer maneira, os arquivos de áudio que geramos são porções do pacote "timbre", que envolve também a sensação apenas possível quando se está tocando. Na gravação as frequências se misturam com a de outros instrumentos, "casando" às vezes algo que, sozinho, talvez não tenha soado tão legal.

Por isso, na minha opinião, os timbres da POD soam mais redondos, complexos, completos ao serem tocados e, justamente isto, motivou-me a buscar timbres semelhantes com a GT.

Enfim, as variáveis aqui são as seguintes:

- AMP: o mesmo, Mesa Rectifier, simulação do canal vintage
- OD: sim do BD-2, como booster limpo.

- Mic: Alterno entre sm57 e MD421
- Mic pos: Alterno entre on e off axis

- EQ: Alterno entre minha Eq "POD" (agora com corte de graves em "flat") e uma nova eq do Ricig, com corte de -10db a 4 de Q aos 10kHz do HiMid frequency.

O timbre de referência foi o POD X3L com o rectifier boostado pelo Tube driver (chamado de sample A, os samples B e C foram usados no teste cego).

Abaixo o link:

Playlist completo - Clique aqui!

E aí, pessoal, qual se aproximou mais do timbre pod? Qual teve melhor timbre na sua opinião?

8 comentários:

  1. Alex,
    quando vc liga a GT-1o em linha, vc liga o cabo na entrada de output normial ou na entrada phone?

    Parabéns ae pelo blog.
    Abs,
    Rafael

    ResponderExcluir
  2. Cara, pra mim os melhores(os que mais se aproximão do sample A) são:

    Rect421onPOD2
    Rectsm57onPOD2

    Tenho que confessar que em princípio achei que esses sons eram da X3...(depois de tanto trabalho acho que era isso q vc queria ouvir...)rsrsrs

    Tive que ler novamente o seu post e entender que todos eram a gt-10 com características diferentes...

    A partir disso fiz minha comparação com o sample A..

    Gostei mais do timbre do segundo(entre os que eu escolhi), mas pra ficar mais parecido com o sample A acho que devia estar um pouco mais alto e com um pouco menos de grave...

    Acho que os dois são muito bons, profisionais....

    Mas o sample A tem um q a mais... uma clareza maior, uma maior complexidade, parece que tem uma guita e um amp plugado,sei lá parece que dá pra ver o som sair da guita entrar no amp e vim para seus ouvidos... ou é questão do volume ou é uma questão de POD...rsrsrs

    mas ratifico...estamos falando de miudezas que, pelo menos para mim, só são percebidas depois de muito escutar...

    e mais... vc fez um trabalho incrível com a gt... e uma coisa me impressiona... como é possível tirar tantos timbres com tanta características diferentes dela...
    desde o super ardido e esses últimos que se confundem com a POD...

    se fosse teste cego eu diria que esses foram feitos com a pod mas com uma regulaem um pouco diferente e com volume mais baixo...

    Mais uma vez parabéns..

    Grande Abraço,
    Lipe Amador

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Felipe, eu vacilei mesmo nos volumes... era alta madrugada qdo gravei....uahuhauhuahu

    ResponderExcluir
  4. Rafael, em casa eu uso a saída digital, que é o mesmo da usb... Ao ligar na mesa, puxo das saídas normais mesmo, e ligo em estéreo...

    ResponderExcluir
  5. fala cara, blz? gostei mt de tds as dicas q vc deu sobre a gt10, gostaria de saber se é possivel combinara a gt10 com uma coisa 4x12, usando a pedaleria como um gabinete? aproveitando somente a pontecia das caixa.
    Thiago, Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  6. Thiago, h[a a opção amp trought, para usar exclusivamente as simulações de falantes. Não sei como ficaria, mas possível penseo ser sim!

    ResponderExcluir
  7. O sample A com certeza é um som mais encorpado!
    os outros dois são mais fechados

    Eu gostei do sample rect421offRicig, ficou mto bom o som da GT, apersar dos sons da POD ficarem melhores...
    vlw
    parabens

    ResponderExcluir
  8. iae alex..blza?
    conheci seus vídeos há poucos dias..
    gostei mto..
    a comparaçao entre as duas pedaleiras me ajudaram a tomar a decisao..
    gostaria de tirar umas dúvidas com vc..
    pode ser?
    vc me passa seu e-mail do msn?
    se vc já puder me add:
    msn.do.lipe@hotmail.com
    vlw.. parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir