quarta-feira, 10 de março de 2010

POD X3 Live ou Boss GT-10?

Esta é a pergunta que mais tenho respondido. Assim, achei legal formular um texto mais organizado aqui...

Eu estaria feliz com qualquer uma das pedaleiras. Ambas tem pontos fortes e fracos...

A Boss GT 10 tem um apelo mais "global" de multiefeito específico para guitarra. Propõe-se a substituir um conjunto extenso de pedais. Há a expectativa de que com uma GT e um amp valve no loop vc estaria muito bem munido.

Toda a programação é aberta, você tem controles globais do sistema (nível de reverb e eq, e até o modo de troca de patches), controles de interação (você pode endereçar praticamente qualquer ação - até 9 - a qualquer pedal). Exemplo, você pode programar o CTL1 para simultaneamente alterar canais, elevar o ganho de um pedal de od, ligar delay, etc.

Nos preamps há uma amplitude de programação também: alguns apresentam a chave de brilho, além de todos oferecerem opções de chave de ganho (low-mid-high), cabinets (incluindo totalmente customizados, com tamanho quantidade e eq de falantes...).

Há uma infinidade de efeitos, como simulador de guitarra (e captadores), tremulos, phasers, tudo altamente customizável...

Minhas críticas para a GT estão nos cabinets dos preamps, que soam muito genéricos, meio duros. Se vc escolhe o preamp MS Higain e abre o ganho sem medo ainda encontrará o temível CokedWah, um excesso de médios que dão a sensação de um pedal de wah parado numa posição (incômoda, por sinal). Além disso, esse médio à mais parece - na minha opinião - também roubar sinal original da guita, que soa diferente plugada mesmo com os módulos todos desligados. Para induzir uma "transparência" maior no timbre, eu aumentava o input presence.

Na POD X3 achei interessante o som com mais "arte final" dos preamps. Aliás, há um cara que grava samples dela só com os amps secos no youtube (MartinMoyano) e fica ótimo. Quando você escolhe um amp, ele já aparece com uma regulagem pronta como sugestão, e esse pode ser um ponto inicial bem interessante.

O legal é que o raciocínio aqui talvez seja mais próximo da situação real. Exemplo: Na GT eu sempre usava o resonator 3 para dar um "sabor" de falante celestion e arredondar o som. Na X3 tenho diferentes caixas, com diferentes modelos de falantes celestions, exatamente como eu faria numa situação real (Utilizar uma 4x12 com greenback 20's, 25's ou V30?).

Tenho a impressão que estes preamps mais bem acabados da X3 soem mais dinâmicos, mas talvez isso se relacione com o bypass da POD, para mim bem mais tranparente e com mais brilho que o da GT.

A qualidade dos efeitos também chama a atenção... é possível ouvir o som original e o som processado de uma forma natural, como um pedal analógico. Não é aquela situação em que vocÊ liga um chorus e o som da guita é "engolido" pelo FX.

Ultimamente tenho tentado novas combinações de cabeçotes e caixas com pedais de OD e comp com ótimos resultados. A x3 não se resume à guitarra, com preamps para baixo e voz.

Os pontos negativos da X3 que eu destacaria seriam a simplicidade de programação (no sentido de opções de parâmetros de regulagens, mas com muita variação de efeitos e amps); a ausência de efeitos do tipo "instrumentos" (sim de violão - que tive de criar um, ou de guitas/captadores), nem amp control, harmonizer e phase loop (deste, morro de saudade).

A Line 6, por estratégia de marketing, divide as vantagens por toda sua linha de produtos, pois só o M13 tem true bypass, só a X3 tem 2 cadeias independentes, só um outro pedal tem phase loop embutido, só a X3 live (e não a feijão) tem implementação midi. Eles justificam falta de memória, estratégia para barateamento de produtos, etc. Nesse sentido, talvez a Boss seja mais "honesta", pois não há nada nas recém lançadas me25, me 70, que não exista mais e melhor na GT. Por outro lado, a Line 6 oferece atualizações e adições de efeitos. Recentemente ganhamos um phase90, um roland dimenson chorus e um tc eletronics dynamic delay que são maravilhosos. Assim, refoçam a expectativa dos clientes em novos amps e efeitos que "atualizariam" seu produto...

Há outra questão relevante: Preço. Nos states elas custam a mesma coisa. No Brasil, por razões que prefiro não comentar, a X3 costuma custar até um terço mais cara que a GT. Pura sacanagem.

Hoje, para minhas necessidades, e com ambas pedaleiras custando a mesma coisa, optaria pela X3.

Agora, se tivesse com a grana curta, de repente investiria numa GT10, um case, cabos de qualidade ou uma GT e um amp de segunda mão, sei lá, provavelmente ainda sairia mais em conta.

Vale lembrar que há possibilidades de se encontrar as pedaleiras em preços variados, tipo uma X3 por 1900 e uma GT por 1800, daí, com uma diferença menor assim minha balança penderia mais para a POD...

19 comentários:

  1. agora esse pod x3 tem phase loop?? da pra gravar quantos segundos? a gt-10 se eu nao me engano grava 40 segundos e a x3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou vendendo a minha GT10...preciso muito do dinheiro
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-604465267-pedaleira-boss-gt10-com-case-e-pouco-uso-no-line6voxzoom-_JM

      Excluir
  2. Olá Alex, vi na comunidade da GT-10 no Orkut que você já utilizou a GT-10 ligado em linha e a monitoração foi a do PA. Gostaria de saber você conhece os equipamentos Oneal, pois me interesei por um monitor ativo de com falante de 12" e resposta de freqüencia 60 Hz/17 Khz.
    Será que essa caixa ficaria boa na GT-10 ou eu teria que pegar uma JBL, Mackie e afins. Gostaria de sua opinião.

    Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo blog, está ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Claudio, a X3 não tem phrase loop. É possível improvisar algo similar com um delay com feedback no talo, mas não é a mesma coisa...

    ResponderExcluir
  4. Kleber, eu estava buscando monitores certo tempo atrás exatamente como você. Infelizmente, achei-os muito caros e não analisei mais de perto, portanto não tenho como opinar. Comprei um amp stagg ga60 que supriu todas as minhas necessidades.

    ResponderExcluir
  5. Valeu Alex darei uma olhada nesse amp.
    Obrigado mais uma vez e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Alex, por curiosidade: estás usando a X3 no INPUT ou no LOOP desse Stagg? Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Valeu pela sua análise Alex. Acho que dessa vez não houve "em cima do muro" como a nós vemos por aí. Eu também tenho uma opinião parecida com a sua...dependendo da necessidade de cada um... não gosto de ficar queimando pedaleiras que "eu não tenho" ou "que aquele guitarrista falou" e etc... se pudesse eu comprava todas e fazia uma coleção...cada uma com suas virtudes...o mesmo para pedais..porém para montar um set de pedais que faça os efeitos contidos em uma pedaleira...aí teria que ser muito rico :-)
    Atualmente eu tenho uma POD X3 Live e vai chegar a M13(+ efeitos no loop - como compressores, delays e reverb's)..e quem sabe parto para ToneLab e Boss GT... enfim estou muito satisfeito com a Line6, pois gosto de buscar sons exóticos, e para adiquirir pedais que façam o mesmo teria que gastar muito $$$.
    Enfim...parabéns pelos comentários..
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Alex , eu tenhu um line 6 spider 3 de 150 w , eu queria saber qual das duas seria ideal se é a X3 ou a GT10 apesar de gostar de ambas e queria saber se a x3 tbm serviria com pedal de footswitch ..
    Abraços. \,,/

    ResponderExcluir
  9. Alex a x3 tem efeitos do tipo cry baby, whammy tbm igual da gt-10
    abraçs

    ResponderExcluir
  10. Alex! Queria saber como faço pra atualizar minha X3 live. Já instalei o pod farm entre outros? Também gostaria de saber como faço pra ter os nomes reais dos amps no GearBox? Tentei baixar o programinha que você sujere o site vittale mas o mesmo trava quando vou instalar. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  11. alex!eu tinha uma x3 laive e troquei pela gt10
    eu estava com dificuldades para criar efeitos
    agora com a gt10 to satisfeito com os efeitos mas da uma saudade da distorção
    se eu pluga outro simulador de amp(laine6) na gt10, e usar o resto dos efeitos dela mesma o som fica bom?

    ResponderExcluir
  12. Alex? como eu faço para usar o wah em qualquer efeito

    ResponderExcluir
  13. Hei brother! blz! seu blog teve uma participacao decisiva para a compra da minha pod x3.
    Entao... tenho uma duvida, ja vi alguns videos no youtube, a galera usando o efeito Whammy (bender), bom..mas aqui na minha pod tem o Stomp Bender, mas ele nao é dinamico com o pedal.
    Vc tem alguma dica pra resolver essa parada?
    Agradeço !
    email: eanipaulo@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Ha ha ha consegui!!!
    Basta setar o pedal na posicao TWK (dois leds acesos) e dai... escolher o TONE e qual a funcao...
    neste caso STOMP - MIX!
    Oh perfeito!! Agora sim posso fazer os licks de Tom Morello! UFA!!!!

    valeus

    ResponderExcluir
  15. mano mandei um e-mail pra voce no nome PEDALEIRA GT10
    por favor mano me ajude...
    se poder ler o e-mail agradeço demais...
    abraços mano...

    ResponderExcluir
  16. Onde fica o tirador de ruídos da gt-10 e como usar?

    ResponderExcluir
  17. vc mencionou algo do tipo
    ganhamos um phase90 entre outrosefeitos novos para a x3
    ond se encontra o download deles?
    e como faz pra colocar isso na pod??

    ResponderExcluir
  18. Estou vendendo a minha Boss GT10...preciso muito do dinheiro
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-604465267-pedaleira-boss-gt10-com-case-e-pouco-uso-no-line6voxzoom-_JM

    ResponderExcluir